Inauguração da exposição “Oleiros – 50 anos em Fotografia”

Realizou-se no passado dia 26 de Outubro, Terça-feira, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, a inauguração da exposição “Oleiros – 50 anos em Fotografia”, da autoria de Acácio Martins Fernandes e de Alberto Ladeira. O acontecimento, integrado nas comemorações do centenário daquele Museu, contou com a presença de Sua Exa. Reverendíssima o Sr. Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, num momento inédito para a própria História da instituição. Para além dos amigos e convidados que acorreram em grande número, estiveram também presentes a Directora do Museu, Dra. Aida Rechena, que abriu a sessão, o Presidente e vereadores do Município de Oleiros, a vereadora Cristina Granada, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o Cónego Emanuel Silva, pároco da Sé de Castelo Branco e alguns representantes da Sociedade dos Amigos do Museu T. P. J.

Na ocasião, José Santos Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, aproveitou para homenagear os dois mestres Oleirenses, entregando-lhes a Medalha do Concelho de Oleiros e lembrando-lhes que “a vossa obra é contínua e interminável”. Recorde-se que a exposição vem no seguimento da exposição realizada por Alberto Ladeira, em 2006, em Oleiros, intitulada “Olhar sobre o passado – 30 anos a retratar Oleiros”, da autoria de Acácio Martins Fernandes. A exposição, continha fotografias e equipamento fotográfico, um espólio que foi doado ao Município de Oleiros pelo Sr. Acácio Fernandes e que segundo José Santos Marques “futuramente irá integrar um espaço museológico que se pretende criar dedicado a esta arte e em homenagem aos mestres Oleirenses”.

No final, os presentes puderam visitar a exposição e seguiu-se um agradável Medronho d´Honra, na varanda principal do edifício. A exposição vai estar patente no Museu até ao dia 21 de Novembro e espera-se agora que os Oleirenses, residentes em Castelo Branco e não só, visitem a exposição que para além de exibir um retrato dos últimos 50 anos da História de Oleiros, dando destaque a todo o concelho e aproximando a Comunidade Oleirense deste Museu, vai também captar a atenção de um público mais específico e interessado pela Fotografia, ganhando assim uma dimensão mais abrangente e atraindo os amantes desta arte.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.