Scroll Top

Inauguração do novo espaço envolvente ao edifício dos Paços do Concelho e descerramento da estátua de homenagem ao Padre António de Andrade

Foi inaugurado no passado Sábado, dia 16 de Julho, em Oleiros, o novo espaço envolvente do edifício dos Paços do Concelho. Na mesma ocasião, após uma missa na Igreja Matriz, na presença do executivo camarário e restantes autarcas do concelho, do Sr. Cónego Martinho Cardoso Pereira, do escultor José Leitão de Paula e da população, foi descerrada e benzida a estátua de homenagem ao Padre António de Andrade, colocada em destaque em frente daquele edifício.

Este é um elemento de arte pública que representa mais um tributo que o Município presta a esta ilustre figura da História, nascida em Oleiros no século XVI e tido como uma das figuras mais universais da História do concelho. Considerado um dos Grandes Portugueses, em Oleiros, o seu legado está bem presente na perseverança das gentes locais e no memorial situado no Jardim Público, numa homenagem dos seus conterrâneos.

Recorde-se que o monumento passa a integrar a requalificação total efectuada àquela zona, numa intervenção que permitiu, acima de tudo, dotar aquele edifício público de melhores condições de acessibilidade para todos os cidadãos. Para além da estátua dedicada ao Padre António de Andrade, a intervenção destaca ainda o brasão de armas do concelho, o qual se encontra representado ao nível do pavimento.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.