Termina já amanhã o prazo de inscrição no “Ateliê do Fumeiro e das Sopas”, o qual terá lugar no próximo dia 24 de fevereiro, na freguesia de Mosteiro. Inserida na iniciativa municipal “Dez Freguesias, Dez Experiências”, a atividade conta com o apoio daquela Junta de Freguesia, da Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto (ARCVASO) e do Grupo Maltez Desportivo do Mosteiro.
Os interessados podem inscrever-se na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).
Para além de algumas surpresas, esta atividade compreende a realização de um passeio pedestre interativo (agendado para as 8:30h, em Vale do Souto), uma recriação histórica que valorizará alguns aspetos da história da freguesia (agendada para as 12:30h, no Adro da Igreja Matriz de Mosteiro) e a degustação de um almoço temático onde não faltará a sopa e os elementos do fumeiro.
Desta forma, pretende-se valorizar os ativos naturais e paisagísticos daquele território, assim como alguns dos seus elementos histórico-culturais mais representativos.
Recorde-se que a ação “Dez Freguesias, Dez Experiências” se desenvolve nos próximos dois anos e integra o projeto Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.
A ação insere-se na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia e em termos culturais, o próximo ateliê vai destacar a ligação da freguesia à Ordem de Malta. Reza a história que ali existiu um antigo mosteiro tutelado por aquela ordem religiosa, a qual tinha por princípio primordial acolher pobres, doentes e peregrinos.
Esse facto estará na origem do topónimo da freguesia. Já em termos gastronómicos, a atividade irá privilegiar o fumeiro e a sopa, elementos imprescindíveis na “vida monástica, agasalho e aconchego de viandantes e peregrinos” – a qual servirá de moldura cenográfica e histórica para a recriação que a Companhia de Teatro Viv´arte irá desenvolver naquele dia, no final do passeio pedestre.
Dia 24, todos os caminhos vão dar ao Mosteiro. Não deixe de participar numa experiência diferenciadora, onde não faltará cultura e tradição.