Itinerário temático em torno do linho apresentado de forma original em Oleiros

1606910774Rota_do_Linho_Oleiros

No dia 19 de dezembro, adaptando-se à conjuntura atual, o Município de Oleiros irá cumprir a realização anual da Rota do Linho, inscrita no projeto Beira Baixa Cultural. Este roteiro temático será exibido em streaming, através de três momentos, os quais possibilitarão um maior alcance desta iniciativa, novas leituras em torno de um itinerário conceptual e um entendimento diferenciador sobre uma tradição com fortes raízes na matriz identitária concelhia.

Assim, num primeiro momento, a ser transmitido pelas 10H, quem visitar este itinerário temático irá percorrer os dois centros interpretativos dedicados ao linho, os quais foram entretanto criados com este projeto, numa viagem virtual com bastante interatividade.

No segundo momento, transmitido às 15H, os visitantes podem percorrer as 15 fases que constituem “As voltas do linho”, numa interpretação de Márcio Cabral, que recorre aos sons do acordeão e ao cancioneiro regional. Esta serve-se ainda de outras leituras, como uma cenografia interpretativa baseada na série pictórica da autoria de Augusto de Matos que ilustra o itinerário da produção artesanal do linho, desde a sementeira à elaboração das tão afamadas peças tecidas nos teares do concelho.
A terminar a jornada temática, pelas 19H, através da exploração musical e audiovisual e recorrendo uma vez mais à originalidade, completa-se aqui um roteiro que pretende valorizar a cultura, a história e os costumes do território. Com interpretação dos Senza, esta será uma viagem intimista pela memória sonora e visual associada à tecelagem.

Recorde-se que a iniciativa se enquadra no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, o qual é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pelos municípios que a constituem, como o de Oleiros.