O arranque do 6.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, o qual tem início no dia 12 de abril, vai ficar marcado pela realização das primeiras Jornadas do Vinho Callum. Como se sabe, este vinho exclusivo de Oleiros é um acompanhante de excelência da especialidade Oleirense em destaque no Festival, pelo que as duas iniciativas da autarquia Oleirense vêm dar continuidade a uma estratégia de valorização dos produtos endógenos. Através da sensibilização e do estímulo aos produtores, as Jornadas pretendem garantir a proteção da casta Callum e do vinho que esta origina, evitando que se percam. A ideia passa por apelar e motivar, através de esclarecimentos bastante concretos, para a “preservação de um património ancestral herdado que urge legar às gerações futuras”.
Em plena celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, o objetivo da iniciativa passa assim por elucidar os agricultores sobre a estratégia a seguir, técnicas vitivinícolas mais adequadas, legislação aplicável, apoios existentes e perspetivas para o futuro, entre outros assuntos relevantes para este nicho de mercado local. Com a realização destas Jornadas, pretende-se também potenciar uma produção uniforme e apostada na qualidade, garantindo um adequado posicionamento do Vinho Callum. Do mesmo modo, o encontro tem como objetivo o fomento do número de vitivinicultores dedicados a este vinho histórico em Oleiros, aumentando o volume de produção no concelho.
Confirmada está já a presença de alguns dos maiores especialistas na matéria, oriundos de vários pontos do país, os quais potenciarão um debate de ideias que se perspetiva bastante interessante. Para além de um momento destinado à degustação de algumas amostras locais, haverá ainda espaço para conhecer outros casos similares existentes pelo país e a estratégia de desenvolvimento seguida em cada um deles. Por todos os motivos, este será certamente um acontecimento a não perder e o pontapé de saída para uma eficaz valorização do Vinho Callum de Oleiros.