Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Jubileu Sacerdotal do Cónego Martinho

Decorreu no passado dia 18 de Julho, Domingo, em Oleiros, a celebração dos 50 anos de sacerdócio do Cónego Martinho Cardoso Pereira, Pároco em Oleiros há cerca de 30 anos. Natural de Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, realizou a Missa Nova na sua terra natal, a 17 de Julho de 1960, um mês depois da sua ordenação.

Com um percurso que o ligou ao ensino, aos 24 anos de idade já era professor no Colégio Diocesano de Nossa Senhora do Almortão, em Idanha-a-Nova, o Cónego Martinho, assim é designado pelos seus paroquianos, desempenhou também funções de Secretário do Bispo D. Agostinho de Moura.

Pároco em Oleiros desde o dia 12 de Outubro de 1980, esta é uma personalidade culta e carismática que marcou de forma indelével a história de Oleiros, nos últimos 30 anos. Detentor de um trato sóbrio e tocante, o Cónego Martinho entregou a sua vida a Deus e sempre deu valor ao património religioso e humano de Oleiros, apreciando a bondade das pessoas e a religiosidade que marca a índole deste povo.

Atento à actualidade e numa óptica de serviço público, o Cónego Martinho Cardoso Pereira foi também colaborador do Jornal Reconquista, durante sete anos, escrevendo quinzenalmente a página “Alvélos e Moradal”, a qual se dedicava ao concelho de Oleiros.
A celebração do seu Jubilado, uma iniciativa que partiu da comunidade oleirense, englobou uma celebração eucarística, seguindo-se um almoço de confraternização que reuniu cerca de 400 paroquianos.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.