O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, visitou na terça-feira, 27 de agosto, o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros (AHBVO), no âmbito de um ciclo de reuniões distritais com comandantes e direções de corporações de bombeiros, com o objetivo de ouvir as suas preocupações.
O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, esteve presente, simultaneamente na função de presidente da Assembleia Geral da AHBVO. Miguel Marques partilha as mesmas preocupações da LBP, referindo a necessidade de “os bombeiros se sentirem motivados e terem outras condições”. “É preciso de uma vez por todas que o Governo e a Administração Central tenham em conta os problemas que os bombeiros portugueses atravessam”, frisou.
“Enquanto Presidente da Câmara quero dizer também que estamos atentos às dificuldades que a nossa instituição vem atravessando. No Dia do Concelho assinámos um protocolo, mais uma vez, com a AHBVO para o apoio financeiro que é necessário para que esta casa possa efetivamente cumprir os seus desígnios. Quer pontualmente, quer através deste protocolo, vamos continuar a reforçar estes laços de colaboração entre o Município e a AHBVO”, reforçou Miguel Marques.
António Nunes, agradeceu, por sua vez, a presença do autarca de Oleiros, sublinhando a importância de uma ligação estreita entre as Câmaras e os bombeiros. “O Presidente da Câmara pode ser um mensageiro das nossas preocupações junto de várias entidades”, referiu.
O presidente da LBP, alertou que “as dificuldades que os bombeiros hoje atravessam acabam por ser maiores do que as que tínhamos há uns anos atrás e a questão fundamental é que aquilo que são os direitos dos nossos bombeiros, começam a ficar em dúvida e por isso há cada vez mais dificuldades em fazer o seu recrutamento, quer para voluntários, quer para profissionais”.
O presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Castelo Branco e comandante da AHBVO, Luís Antunes, referiu na abertura da reunião que convidou “todos os presidentes e todos os comandantes de corpos de bombeiros que compõem a Federação dos Bombeiros do distrito de Castelo Branco, para que se note que no interior reina a paz, que reina a união e que só todos juntos é que conseguimos alcançar todos os objetivos que pretendemos”.
O presidente da direção dos Bombeiros de Oleiros, Paulino Mendes, manifestou o apoio incondicional da AHBVO à Liga na defesa de melhores condições: “Temas como a criação de um estatuto próprio para os bombeiros voluntários, a qualificação da carreira de bombeiro voluntário, a criação de um comando autónomo para os bombeiros, os apoios fiscais aos bombeiros, associações e empresas que ajudem as associações de bombeiros, são com certeza preocupações de todas as associações aqui presentes. Os meios humanos são de primordial importância na nossa missão e devemos defendê-los e dar-lhes melhores condições”, destacou Paulino Mendes.