Uma propriedade localizada em Lontreira, na freguesia de Oleiros-Amieira, foi o palco da demonstração de uma nova máquina, que possui um sistema inteligente para operar autonomamente em limpezas florestais e gestão de combustíveis.
A aquisição da mesma por parte da Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul irá contribuir para o apoio dos Municípios que a compõem – onde se inclui Oleiros – na gestão dos combustíveis florestais, com o objetivo principal de diminuir o risco de incêndio que tende a aumentar com a subida das temperaturas. Algo que só seria possível através da parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra (ADAI) e o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta.
Para além dos membros das instituições já mencionadas, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, esteve presente durante a demonstração, tal alguns Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho. Para além destes, marcou ainda presença o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, representantes do Serviço Municipal de Proteção Civil e ainda um representante da Associação de Produtores Florestais de Alvelos e Muradal (APFAM).