Margens da Ribeira de Oleiros estão a ser beneficiadas

1395922413Ribeira

No âmbito de uma candidatura ao PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), mais concretamente, à Ação 3.2.1 Conservação e Valorização do Património Rural, da Medida 3.2 – Melhoria da Qualidade de Vida, do domínio “Centros de observação da paisagem e da natureza”, inscrito no âmbito do Eixo 3 – Dinamização das Zonas Rurais, o Município de Oleiros está a promover a requalificação da Ribeira de Oleiros.

As margens deste curso de água, entre a Ponte Grande da Torna e o Açude Pinto, numa extensão de cerca de 2.300 m, estão a ser alvo de ações de limpeza da galeria ripícola, regularização das margens e manutenção do caminho pré-existente, pretendendo, acima de tudo, aproximar as pessoas daquele local (população, visitantes e turistas). A intervenção será apenas junto à linha de água, no domínio hídrico e prevê a criação de zonas de sustentação de terras (recorrendo à recuperação/construção de muretes de pedra, em perfeita harmonia com o ecossistema) nas margens da ribeira, a beneficiação de uma ponte pedonal existente a meio do percurso e a criação de um espelho de água, através da construção de um açude com comportas, a jusante da Ponte Grande.

A criação do espelho de água terá como objetivos: o apoio à defesa da floresta contra incêndios, a possibilidade de realização de atividades de recreio e lazer e o embelezamento paisagístico do local, entre outros. O projeto contempla ainda a criação de um espaço de lazer e a colocação de painéis interpretativos e de bancos e papeleiras.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.