Vai estar patente em Oleiros, no Posto de Turismo Municipal, de 31 de março a 28 de abril, a exposição de escultura “A beleza no silêncio de um olhar”, da autoria de Maria Leal da Costa. Na apresentação da exposição, é referido que a mostra se inspira nos reflexos do olhar da autora sobre a região, tendo como mote a montanha. Segundo a própria, “atravessando cordilheiras e vales, num ondular repousante de verde e água, esta é uma experiência inspiradora e inesquecível”. A exposição terá como referência o património concelhio e as peças exibidas combinam os dois materiais que a artista mais tem vindo a explorar ultimamente: a pedra e o aço oxidado.
Maria Leal da Costa frequentou o curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e expõe os seus trabalhos desde 1994. A sua obra encontra-se representada em Portugal e no estrangeiro, em coleções públicas e privadas, nomeadamente em museus, municípios, organismos estatais e empresas privadas, como os Bancos BCP, Espírito Santo, Caja de Salamanca y Sória.
No que se refere a coleções públicas, a sua obra pode ser apreciada, em Portugal, no Museu da Cidade de Lisboa, Museu do Mármore de Vila Viçosa e em vários municípios como Lisboa, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Alter do Chão. No que se refere a outros organismos, o mesmo acontece no Ministério da Cultura de Portugual, Instituto Internacional de Macau, Instituto Politécnico de Portalegre, EPUL e Fundação Calouste Gulbenkian. Internacionalmente, a obra de Maria Leal da Costa encontra-se patente nos municípios de Punta Humbria (em Espanha), de Macau (na China), de S. Francisco (nos E.U.A) e de Vilnius (na Lituânia), assim como no Colégio de Arquitetos de Badajoz.
O convite para realizar a exposição partiu do município de Oleiros, responsável pela dinamização do seu Posto de Turismo Municipal, enquanto espaço de acontecimentos e exposições. O evento irá coincidir ainda com a época pascal, período de singular beleza naquele concelho, esperando-se assim uma grande afluência de público.