Medronho e Castanha voltam em grande

O Município de Oleiros, a exemplo de edições anteriores, promove de 30 de Outubro a 7 de Novembro a Semana do Medronho e da Castanha. Este ano, numa lógica evolutiva, irá ser instalada uma tenda onde irá decorrer uma Mostra de Produtos Locais. A tenda situar-se-á junto ao Jardim Municipal e irá funcionar durante os dois fins-de-semana em que decorre este evento temático, assim como no dia 1 de Novembro, coincidindo com a realização da tradicional Feira Anual dos Santos.

Esta é uma semana temática que tem vindo superar-se e a atrair,  ano após ano, um número crescente de visitantes. Para além da 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha (nos restaurantes aderentes – nos dias 30 e 31 de Outubro e 6 e 7 de Novembro), da Caminhada “Rota da Castanha” (31 de Outubro), ou da 4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho” (dia 7 de Novembro), quem se deslocar a Oleiros durante estes dias poderá assistir às mais genuínas tradições filarmónicas e etnográficas (nos dias 31 de Outubro e 7 de Novembro), assim como assistir à elaboração do mais autêntico artesanato ao vivo ou adquirir alguns dos mais emblemáticos produtos locais.

A iniciativa pretende, uma vez mais, promover os recursos locais e realçar todo o potencial endógeno de Oleiros. Este evento temático vem assim chamar a atenção para a consolidação de futuras fileiras, ao mesmo tempo que pretende demonstrar que Oleiros constitui um destino de excelência capaz de satisfazer quem nos procura ao longo de todo o ano.

4.ª Mostra Gastronómica volta a surpreender
Se ainda não tem programa para os fins-de-semana de 30 e 31 de Outubro e 6 e 7 de Novembro, vá até Oleiros. O melhor do Pinhal revela-se à mesa com a 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha.

Já se imaginou a degustar uma sopa à lavradora com castanhas, o creme aveludado de castanhas com medronho ou o famoso queijo de cabra com compota de medronho? E o javali com castanhas, o tradicional cozido à portuguesa com castanhas, o lombo com ananás e frutos do bosque, ou a fritada com castanhas? Não deixe de provar a mistura sublime do marmelo com os frutos silvestres…

Não perca também a afamada geleia de medronho, o crepe com gelado à base deste fruto vermelho, o semi-frio de frutos silvestres, o bolo de chocolate com recheio de medronho, o pudim de castanhas regado com “medronheira” ou os canapés de medronho. Os restaurantes: Casa Peixoto, Maria Pinha, O Carteiro, O Ideal, Regional, Salina e Slide esperam por si. No final, não deixe de provar o caldo de castanha com medronho, os licores defrutos outonais, a aguardente “medronheira” ou o café “com cheirinho”.

Para efectuar a sua reserva contacte um dos 7 restaurantes aderentes: “Casa Peixoto” – 272 682 250, “Maria Pinha” – 934 321 282, “O Carteiro” – 272 682 596, “O Ideal” – 272 682 350, “Regional” – 272 682 309, “Salina” – 967 258 298 e “Slide” – 965 720 287.

Semana do Medronho e da Castanha aposta no desporto de natureza
A 4.ª edição da Semana do Medronho e da Castanha aposta na realização de diversas actividades de desporto de natureza inspirados nos dois frutos do Pinhal em destaque durante aqueles dias. Assim, para começar, no dia 31 de Outubro, pelas 10,30 horas, tem início a Caminhada “Rota da Castanha”. A organização é das Piscinas Municipais de Oleiros e a participação é gratuita. O percurso, de cerca de 5 Km, é bastante agradável e contempla a passagem por importantes manchas de castanheiros, sendo acompanhado por funcionários da Câmara Municipal, elementos dos Bombeiros Voluntários de Oleiros e elementos da GNR. Para participar, basta comparecer com alguma antecedência junto do edifício da Câmara Municipal.

Já no dia 7 de Novembro, também a um Domingo, tem lugar a 4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho”, numa parceria entre a Associação pinhal Total e a Câmara Municipal de Oleiros. A maratona é composta por dois percursos de 35 e 70 Km, contemplando a passagem por alguns dos medronhais que povoam o território. A concentração está marcada para as 8 horas, junto do edifício da Câmara Municipal, estando o início da maratona previsto para as 9 horas. No final, haverá um almoço de convívio bem recheado de sugestivas iguarias regionais.

A inscrição, no valor de 20 euros, compreende ainda a oferta de uma mochila, seguro, abastecimento, banho e a existência de um carro de apoio. Para qualquer contacto ou inscrições, contacte através do endereço info@pinhaltotal.com ou através dos números 271 681 130 ou 962 692 790.

Sociedade Filarmónica Oleirense e Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros promovem Tardes Culturais
No âmbito das celebrações do 116.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Oleirense, o qual se integra no programa de animação da 4.ª Semana do Medronho e da Castanha, esta colectividade promove no próximo dia 31 de Outubro, pelas 14,30 horas, uma Tarde Cultural com a actuação da Filarmónica anfitriã e da Filarmónica União Sertaginense.

Esta actividade, tal como a actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, no Domingo seguinte, dia 7 de Novembro, vai ter lugar no Jardim Municipal de Oleiros.