Foi inaugurada no passado dia 15 de julho em Oleiros, no edifício da Junta de Freguesia de Oleiros, a exposição fotográfica “Memórias do Ultramar”, a qual estará em exibição até ao final do mês naquela autarquia. Na mostra são exibidos painéis com imagens cedidas por vários ex-combatentes da freguesia de Oleiros, as quais foram devidamente tratadas por Alberto Ladeira, da Foto Disco.
Após uma cerimónia de abertura, onde um painel constituído pelo presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques, o presidente da Junta de Freguesia local, Alfredo Martins, o presidente da direção do núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes e o Tenente Coronel Pires Nunes, recordou os tempos da Guerra do Ultramar, no período entre 1961 e 1975; os presentes deslocaram-se ao cemitério de Oleiros. Neste local foi descerrada uma homenagem do núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes “aos naturais do concelho caídos em defesa da pátria”.
Segundo as palavras de José Santos Marques, “esta é uma homenagem que há muito pretendia realizar…a realidade da Guerra do Ultramar moldou a vida de muitas pessoas, numa altura em que a importância de valores como o mérito, a lealdade, a honra, a família e a pátria; deveria servir de exemplo e ser transmitida às gerações mais novas”.