Mês da Proteção Civil sensibilizou miúdos e graúdos

1493223864IMG_2309

Apesar de ter decorrido durante todo o mês de março, o Mês da Proteção Civil continua a desenvolver atividades ligadas à Defesa da Floresta contra Incêndios.

Uma delas é a ação de sensibilização porta-a-porta, numa parceria com a Guarda Nacional Republicana e as Juntas de Freguesia.

Esta ação passou um pouco por todo o concelho e continua a decorrer em Oleiros e no Estreito, no sentido da mitigação dos riscos de incêndio.

O alerta consiste em manter os terrenos limpos à volta das habitações e aglomerados populacionais.

As escolas básicas do Estreito e do Orvalho receberam também a visita do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) com a finalidade de ensinar métodos de segurança e também como agir em situações de emergência, nomeadamente através dos números de telefone a utilizar.

Ainda no âmbito escolar, o Curso Profissional de Técnico de Recursos Florestais e Ambientais, numa parceria estabelecida com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e com o apoio do projeto CLDS, levou a cabo a limpeza de pontos de água e da ribeira de Oleiros.

Ao longo de todo o mês, o SMPC desenvolveu ações como o Fórum “Alterações Climáticas – Riscos associados à Proteção Civil”, o concurso “Artistas Digitais”, a apresentação do Plano Operacional Municipal, a implementação de Placas de Emergência nos percursos pedestres, entre outras.

Estas ações integram-se na comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil, celebrado anualmente a 1 de março.

O objetivo é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, começando no cidadão, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.