Ministro do Ambiente visitou Maciço do Cabeço Rainha

1437133418Visita_Cabeco_Rainha

No dia 16 de julho, Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, no âmbito da sua visita a Oleiros, esteve no Maciço do Cabeço Rainha. Neste local foi constatada a sua aptidão para a implementação de uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF), numa lógica de desenvolvimento sustentável e de valorização económica, social e ambiental daquele espaço. Esta seria conseguida através da produção de material lenhoso de qualidade, da gestão da regeneração natural para produção de biomassa, ou mesmo do fomento da atividade silvopastoril, entre outros.

Recorde-se que esta zona possui uma área florestal plantada de pseudotsugas e pinheiros larícios (os chamados “pinheiros do Balsemão”) e alguma regeneração natural de pinho bravo, vegetação ripícola, seculares castanheiros, para além de outras espécies.

 

Na ocasião, o governante ficou também bastante sensibilizado com o trabalho fitossanitário que tem sido feito ao nível da erradicação da Doença do Nemátodo do Pinheiro , a qual é encarada como uma ameaça ao nível dos incêndios florestais. Esta luta abraça agora uma nova etapa, num trabalho conjunto entre a autarquia e o ICNF no âmbito da monitorização da doença.
Nas imediações do parque eólico do Cabeço Rainha, para além do destaque dado às energias renováveis, foram ainda verificadas as várias potencialidades deste concelho. O governante realçou a identidade paisagística do local, tendo ficado encantado com o que viu. Com o mote “Oleiros: Floresta de Oportunidades”, esta foi uma visita marcante para o território.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.