Ministro do Ambiente visitou Oleiros

1437067443Jorge_Moreira_da_Silva
No dia 16 de julho, Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia esteve em Oleiros, numa visita há muito agendada. Na sessão de boas-vindas que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, frisou aspetos relacionados com o Plano Diretor Municipal (PDM) e a alteração feita aos processos de reabilitação urbana, nomeadamente sete medidas que foram alteradas e permitem agora uma poupança de 30 a 40% a quem decida reabilitar estruturas degradadas.
Na ocasião, o governante falou de temas como a fiscalidade verde ou a reforma da tarifa da água que permite uma poupança significativa aos munícipios do interior. A discriminação positiva para estas regiões foi ainda referida a propósito das questões energéticas ligadas ao consumo de combustíveis low cost. Segundo o próprio, “a nova legislação reforça a liberdade de escolha dos consumidores e leva mais longe o objetivo de coesão territorial”.
Aproveitando o acontecimento, o presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, teve a oportunidade de entregar ao Ministro um documento contendo algumas questões que gostaria de ver resolvidas no concelho e para as quais teve a garantia da sua melhor atenção.
Para além dos temas relacionados com a reforma verde, Jorge Moreira da Silva não poderia deixar de abordar a área da Floresta, dando enfoque à certificação, constituição de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF´s) e criação de centrais de biomassa. No final, a comitiva visitou o Maciço do Cabeço Rainha, tendo constatado o potencial de toda aquela área.