Estão em curso as obras de construção da plataforma no Miradouro do Zebro, na Serra do Muradal, na freguesia de Estreito-Vilar Barroco, em Oleiros. O projeto, desenhado pelo conceituado arquiteto Siza Vieira, compreende a colocação de uma plataforma de planta circular de 225m² fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 300 metros de altura. A estrutura circular aparecerá suspensa sobre a paisagem com a complexidade da crista do Muradal em três alinhamentos quartzíticos.
Esta é uma obra há muito desejada pelo Município, “na medida em que contribuirá para o crescimento do turismo nesta região”, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge. Por outro lado, “tem a assinatura de um dos mais prestigiados e premiados arquitetos do Mundo”, o que configura desde logo “uma garantia de sucesso”.
O Miradouro integra-se no Trilho Internacional dos Apalaches, que atravessa grande parte da Serra, respeitando, segundo o projeto, as características das trilhos para as atividades de escalada que são praticadas no local. Devido à realização desta empreitada, grande parte do Miradouro do Zebro está interdito à circulação de pessoas.
Esta infraestrutura foi financiada em 85% pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, num montante de 210.855,28€.