Outono é sinónimo de festa em Oleiros. O Pavilhão Multiusos das Devesas Altas recebeu a Mostra dos Frutos de Outono ao longo de três dias – de 27 a 29 de outubro – em constante animação e a participação de quem faz, em Oleiros, dos frutos da época negócio por via de compotas, aguardente, licores, geleia, doces, entre muitos outros produtos. Pela sala de eventos do Município passaram, naqueles dias, centenas de pessoas.
O frio característico desta estação do ano não demoveu os oleirenses e quem nos visita de conhecer a Mostra onde, para além de terem sido apresentados alguns dos produtos locais típicos desta época, se deu a conhecer o trabalho desenvolvido por artesãos e artistas plásticos do concelho.
A Mostra dos Frutos de Outono, inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, pelo Vice-Presidente, Paulo Urbano e pelo Vereador Filipe Bártolo, evidenciou a qualidade do “saber-fazer” oleirense e a inata forma de “bem acolher”. “Este certame já é uma imagem de marca de Oleiros na região e configura-se importante para os empresários locais, que têm aqui uma janela de oportunidade para divulgar os seus produtos de excelência”, considera o edil.
A iniciativa estendeu-se aos restaurantes do concelho que aderiram ao desafio de incluírem nas suas ementas, pratos confecionados à base dos frutos de outono.
Na entrega dos diplomas a cada expositor, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, agradeceu “às empresas, aos artesãos, às associações, às instituições e a todos os visitantes”, pelo sucesso da Mostra dos Frutos de Outono de 2023. Paulo Urbano destacou ainda a adesão dos agentes económicos ao Concurso de Compotas e ao Concurso de Decoração das Montras, bem como à prova de Licores e Aguardentes e Prova de Azeites. Sónia Castanheira, com uma compota de dióspiro com nozes venceu o Concurso de Compotas, no qual Luís Nunes com a geleia de medronho ficou em segundo lugar e Lurdes Santos em terceiro com doce de figo.
Paulo Urbano anunciou de seguida os vencedores do último concurso que faltava premiar: o Concurso de Decoração “Montras de Outono”, ao qual aderiram 10 estabelecimentos. A montra decorada da “Serrana” foi a mais votada pelo júri. A montra do “Artelier” de Ana Luzia ficou em segundo lugar e a da Casa do Queijo Oleirense em terceiro.
O certame também foi para o campo. No sábado de manhã, a atividade “À Descoberta dos Frutos de Outono” levou cerca de 30 participantes a passear por uma paleta de cores, odor de terra molhada, ao longo de trilhos com várias árvores a oferecerem frutos do outono.
Na animação musical, Carlos Agostinho, Abílio Alves, os Sons do Zêzere, o grupo Artur e Márcia, Drama & Beiço, a Estudantina de Castelo Branco e a Desertuna pautaram o ritmo, com música para todos os públicos.