Na abertura da ação que marcou o arranque da iniciativa “Dez Freguesias, Dez Experiências”, no passado dia 27 de janeiro, na Isna, o presidente daquela Junta de Freguesia, Fernando Martins, referiu que “não podia deixar de lembrar as Mulheres da Isna, a quem tanto devemos”.
O autarca evocou a Fonte das Mulheres e referiu que estas “nunca nos deixaram ficar mal e é das suas mãos que ainda hoje se produz a nossa broa. Pretendo aqui homenageá-las e dizer que é nossa intenção futura construir um monumento em sua homenagem”.
Com esta atividade que incluiu a recriação de vários episódios da estadia de D. Carlos I na Isna, os quais foram documentados em 1962 por Jaime Lopes Dias, pretendeu-se imortalizar o acontecimento que ficou historicamente conhecido por Caçara Real da Isna e que durante 4 dias fez de Isna Paço Real.
Recorde-se que esta iniciativa pretende valorizar o património-histórico cultural das freguesias, associado aos seus ativos naturais e paisagísticos.
Enquadrada no projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, é cofinanciada pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.