No dia 1 de junho, sábado, realizou-se no Multiusos das Devesas Altas a 3ª edição do FestivOl – Festival de Música Infantil. O evento, promovido pelo Município de Oleiros com o apoio do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), foi um verdadeiro sucesso, enchendo por completo o pavilhão e a alma dos presentes. Os alunos do AEPAA subiram ao palco para mostrar os seus talentos, numa exibição de superação e aquisição de novas valências que orgulhou pais e professores. A convidada especial, Leonor Quinteiro, abriu e encerrou o FestivOl, surpreendendo todos com a sua voz e abrilhantando o evento.
As estrelas da noite foram os alunos do 1º ciclo ao ensino secundário do AEPAA, que interpretaram diversos temas tradicionais, como “Oliveirinha da Serra”, “Alecrim” ou “Os olhos da Marianita”. Além da forte representação da música tradicional portuguesa no FestivOl, este ano teve um cariz internacional com a performance dos grupos das alunas de São Tomé e Príncipe (com o tema “Bomo Kelé”) e de Cabo Verde (com “Dança Ma Mi Criola”). A acompanhar os artistas estiveram os professores de música Márcio Cabral e Catarina Lopes, que durante vários meses prepararam os alunos para o FestivOl.
O evento contou com um júri composto pelo Vice-Presidente da Câmara, Paulo Urbano, o Diretor do AEPAA, Filipe Domingues, a cantora Ana Laíns e o músico José Rebola que deixaram algumas palavras a cada um dos cantores que atuaram ao longo da noite. No final das atuações, subiram ao palco o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Marques, o Vice-Presidente da autarquia e o Diretor do AEPAA. Paulo Urbano deixou um “agradecimento muito especial para aqueles que foram os artistas da noite, as 130 crianças e jovens que estiveram em palco. Foi para elas que criámos e idealizámos esta 3.ª edição do FestivOl”. O Vice-Presidente da Câmara agradeceu, também, aos convidados, aos professores de música e elementos da banda e aos colaboradores do Município que participaram na organização do evento.
O Presidente da Câmara Municipal expressou um agradecimento especial a “todos os envolvidos” no FestivOl e dirigindo-se ao impressionante número de pessoas presentes na plateia, referiu que “os oleirenses tem correspondido e acompanhado de forma muito positiva aos vários eventos que têm sido programados para um espaço de excelência como é o Multiusos, ainda para mais, envolvendo as nossas crianças ou jovens”.
“A música não tem fronteiras, podemos ver aqui hoje crianças de diversas nacionalidades e diferentes culturas, que deram o seu melhor e conseguiram transmitir ao público aquilo que é a sua cultura”, acrescentou Miguel Marques.
No encerrar do evento, as crianças subiram ao palco com Leonor Quinteiro, que de forma sublime deu voz ao tema “Quero é viver”. Todas as crianças que participaram no FestivOl receberam uma caixa de música e uma lembrança alusiva à marca gráfica do evento, para além da t-shirt personalizada por cores que utilizaram de acordo com a temática interpretada.