O Município de Oleiros está a ser equipado com alguns Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), em locais onde normalmente há mais concentração de pessoas, como espaços desportivos, culturais ou de lazer. A entrega simbólica dos seis equipamentos aconteceu ontem, 12 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do executivo camarário, da Proteção Civil Municipal e da empresa Femédica.
Por lei, a Autarquia não é obrigada a ter nenhuma estrutura desportiva, cultural ou de outra finalidade equipada com estes DAE, mas a prevenção e a garantia das melhores condições de segurança possíveis da população é algo que o executivo camarário, liderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, considera “inegociável”.
“Este investimento foi feito a pensar nas pessoas, é para isso que cá estamos, para o serviço público. Nunca sabemos quando alguém pode ter uma paragem cardíaca e um equipamento destes, com a devida preparação e formação que está a ser dada a vários técnicos, é claramente uma mais-valia para todos”, explicou o autarca.
Por sua vez, o CEO da Femédica, Pedro Rodrigues, assume que esta ideia surge após um “passo gigante” do Município de Oleiros, que desafiou a empresa a fazer chegar a desfibrilhação “rapidamente” ao concelho. “Um aparelho essencial, que salva vidas”, concluiu.
Os técnicos que estarão habilitados a utilizar os DAE em caso de emergência estão neste momento na fase formativa. O investimento do Município nestes aparelhos ronda os 10.000€ e contempla ainda a formação e certificação dos técnicos.