Município aposta na promoção da biodiversidade

1591355577IMG-20200605-WA0016

Candidaturas efetuadas resultam na atribuição de cerca de 27.000 plantas para recuperação de habitats

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Ambiente, este ano dedicado à biodiversidade. Esta é uma preocupação assumida pelo Município de Oleiros e por esse motivo, nos últimos tempos, têm sido efetuadas diversas candidaturas para aquisição de plantas autóctones e recuperação de habitats protegidos de elevado valor ambiental. Este é o caso do projeto Floresta Comum, no âmbito do protocolo estabelecido com a Green Cork e do projeto Preservar a Natureza, promovido pela EDP. Ao todo, foram atribuídas ao município cerca de 27.000 plantas de várias espécies, tais como: medronheiro, azereiro, amieiro, sanguinha-de-água, azevinho, borrageira branca e preta e folhado.

Em ambos os casos, as plantas destinam-se à recuperação de habitats prioritários, seja pela sua elevada importância à luz da conservação ou pelo facto de terem sido afetados pelos incêndios florestais. Recorde-se que no concelho, junto da ribeira da Água d´Alta (Orvalho), existe um importante repositório da Laurissilva Continental e uma rara comunidade de azereiro, facto que motivou o Município a aderir ao projeto Life-Relict, da Universidade de Évora.

Algumas destas plantas já foram instaladas no habitat a que se destinavam, encontrando-se outra parte no Viveiro Municipal a aguardar a oportunidade de realização de ações de sensibilização com recurso a voluntariado, conforme exigido em sede de candidatura. Recorde-se que face ao contexto de pandemia que vivemos, estas ações são desaconselhadas, bem como e em particular, aquelas que envolvem a população escolar no âmbito da estratégia municipal de educação ambiental.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.