Município assinala Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

1605888156residuos2

Sabia que um smartphone pode produzir 86 quilos de resíduos?

Para fabricar um smartphone com menos de 200 gramas, juntamente com a sua pequena embalagem, são gerados 86 quilos de resíduos.

Uma grande parte deste “lixo invisível”, gerado durante o processo de fabrico dos produtos, não pode ser reciclado e acaba por ser despejado em aterros sanitários, contribuindo para o aumento do desperdício e da produção de dióxido de carbono que é muito prejudicial para o ambiente. Assim, é essencial tornar esses resíduos “visíveis”, para o consumidor estar mais informado na hora de decidir acerca de que produto vamos comprar, tornando-se responsável pela sua pegada ecológica.

Para uma produção e consumo mais ecológicos, os produtos devem ter uma maior duração e utilidade e serem fáceis de reciclar ou reparar. Quanto maior a utilidade de um produto, menor será a quantidade de resíduos produzidos na sua produção.

No sentido de lutar contra este problema ambiental, a Câmara Municipal de Oleiros associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se assinala de dia 21 a 29 de novembro, através da publicação de vários conteúdos de sensibilização, nomeadamente com a Hora do Conto (“Uma viagem no verde” de José Jorge Letria). Este ano a iniciativa tem como tema “Resíduos invisíveis”, cujo objetivo é alertar para a quantidade de resíduos gerados durante o processo de fabrico dos produtos.

Opte por produtos amigos do ambiente!

Preferências de Navegação