Município continua empenhado no combate à Vespa da Galha do Castanheiro

Vespa da Galha VP

O Vice-Presidente do Município de Oleiros, Miguel Marques, assistiu ontem, 8 de junho, a mais uma campanha de “largadas” nos Soutos de Castanheiros, levada a cabo por técnicos da Câmara Municipal, uma prática que já é comum e que não só é repetida todos os anos, como é reforçada. “É importante continuarmos a dar este apoio aos munícipes no combate a esta praga e somos mesmo um dos Municípios que mais investe nesta metodologia”, sublinhou o autarca.

A Vespa da Galha do Castanheiro é uma praga que afeta os soutos de castanheiros, para a qual, não há ainda qualquer tipo de tratamento químico, tal como se verifica para outras espécies. Como efeitos, temos a drástica redução de produção de castanha, em 2/3 anos, podendo mesmo, em último caso, levar à morte da árvore do Castanheiro. Uma espécie que assume relevância não só como fonte de rendimento, mas também – desde sempre – como parte da dieta alimentar da população da região.

A Associação Portuguesa da Castanha em parceria com os Municípios, Direção Geral da Agricultura e Associações procedeu à elaboração de protocolos, dos quais resultaram estas ações.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.