Com o término do período de vigência do programa PROVERE 2020: Beira Baixa: Terras de Excelência, executado no triénio de 2016-18, o Município de Oleiros está a elaborar uma estratégia inovadora de valorização de recursos endógenos.
A aposta na valorização eficaz dos produtos locais, alicerçada numa promoção assertiva e na garantia de um elevado posicionamento dos mesmos, será a tónica dominante.
Nesse âmbito, o conceito inerente à Mostra dos Frutos de Outono: Medronho e Castanha – uma atividade que se realizava habitualmente nesta altura – está a ser repensado, levando à sua descontinuidade em 2019.
Recorde-se ainda que o local onde anualmente decorria o evento (Devesas Altas) está neste momento a sofrer obras de requalificação, o que obrigaria à sua deslocalização, com desvantagens do ponto de vista da sua dimensão (e da oferta associada), bem como dos custos diretos e indiretos da sua realização.
O futuro passa agora por uma estratégia de valorização de recursos endógenos mais inclusiva, favorecendo novas fileiras e reforçando algumas já existentes, ajustando épocas de realização das ações, otimizando recursos alocados e tirando partido da capacidade de oferta existente, satisfazendo de forma eficiente a procura.
Pretende-se captar novos investimentos, fomentar a economia local e promover de forma ampla e articulada todo o território.