O Município de Oleiros, em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, aderiu ao projeto “Super Saudáveis”, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Aproximando-se a celebração do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, divulga-se este projeto que – a exemplo do Regime Fruta Escolar, apoiado por este município – pretende sensibilizar professores, pais e alunos do primeiro ciclo para uma alimentação equilibrada.
A ideia passa por envolver toda a comunidade na promoção de hábitos alimentares saudáveis que perdurem ao longo da vida.
Através de um jogo em formato de cartas colecionáveis, os alunos apreendem práticas de alimentação saudável. Nesta primeira fase, o jogo é composto por 15 cartas que representam 15 alimentos, com diferentes níveis de super poderes (Defesa, Força, Inteligência, Resistência, Velocidade), em função do grupo alimentar da roda a que cada um pertence.
Estes “super alimentos” serão introduzidos no almoço das crianças, nos vários refeitórios, recomendando-se também a sua utilização nas ementas de casa.
O projeto conta com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição.