Já está ao serviço da população do concelho de Oleiros a mais recente aquisição para a sua frota automóvel: uma viatura elétrica vem “reforçar” a Divisão de Urbanismo, Obras Municipais e Serviços Urbanos, mais concretamente a Limpeza Urbana, Jardins e Cemitério. O investimento no veículo e na instalação do posto de carregamento ronda os 42 mil euros, cofinanciados pelo Fundo Ambiental em cerca de 38%.
“A nossa estratégia passa por uma eficiente gestão dos recursos do Município, que se traduz numa redução dos custos a eles associados e, neste caso, damos deste modo o nosso contributo para a redução da pegada ecológica. As vantagens são claras e inequívocas, sendo que este é o caminho a seguir para o futuro”, sublinhou o Vice-Presidente do Município, Miguel Marques.
– Redução de emissões de gases com efeito de estufa e outra emissões poluentes;
– Diminuição do ruído em meio urbano;
– Redução da dependência dos combustíveis fósseis.
A aquisição do veículo em questão, que vem substituir uma viatura em fim de vida que seguiu para abate, foi comparticipada, em parte, pelo Fundo Ambiental e corresponde ainda à 3ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública – Financiamento da aquisição de 600 veículos elétricos – Parte 2 (Aviso n.º 20226/2019), da qual o Município de Oleiros faz parte.