De 23 a 28 de julho, oito estudantes do Agrupamentos de Escolas Padre António Andrade (AEPAA) de Oleiros puderam saber mais sobre a área científica que mais lhes agrada e que um dia pode definir o seu futuro no Ensino Superior. Este é o objetivo da Universidade de Verão que mais uma vez o Município de Oleiros apoiou.
Consoante os seus interesses e até objetivos de formação em saber mais sobre as várias faculdades da Universidade de Coimbra, desde as Artes e Humanidades, passando pelo Desporto até às Engenharias, os jovens do concelho de Oleiros dizem ter reforçado os seus conhecimentos. “A experiência foi ótima. Pude fazer perguntas sobre a área que quero mais tarde seguir, que é Engenharia Civil”, contou André Fernandes, de 16 anos, no momento da chegada a Oleiros, na sexta-feira, 28 de julho. “Temos a ideia de que a Engenharia Civil é só construção, mas vai além disso, também é projeção urbanística”, acrescentou.
Os estudantes de Oleiros, que frequentam o 10.º, 11.º e 12.º anos no AEPAA, ficaram alojados nas Residências de Estudantes da Universidade de Coimbra. Para além do programa da academia, o grupo teve direito a uma visita histórica à cidade de Coimbra, assistir a uma serenata, a um arraial e a um espetáculo “stand up comedy”.
A Universidade de Verão é uma iniciativa que procura, entre outros objetivos, passar conhecimento aos alunos, que os elucide de forma mais concreta sobre a carreira profissional que pretendem seguir.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Oleiros tem no terreno uma vasta estratégia de apoio à Educação, de que é exemplo, entre outros, o Regulamento de Incentivo à Fixação, através do qual o Município suporta o custo das propinas aos estudantes que se matriculem nas universidades públicas e que tenham frequentado o ensino secundário no AEPAA.