No passado dia 20 de outubro (domingo), assinalou-se a passagem dos 500 anos sobre a atribuição do foral manuelino, ou foral novo, a Oleiros. O acontecimento foi lembrado numa conferência que teve lugar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, pelo Doutor Leonel de Azevedo, a qual teve como tema “A presença do foral velho nas determinações do foral manuelino de Oleiros”.
Recorde-se que aquela vila já possuía foral, o chamado foral velho, desde o reinado de D. Sancho I (no início do séc. XIII), ou seja há mais de 800 anos. A atribuição do foral manuelino a Oleiros, para além de reforçar a antiguidade destas terras, foi fundamental para o seguimento das diretivas régias da governação e no municipalismo de outrora.
As celebrações têm vindo a decorrer desde 2011, com a realização de feiras de época, conferências e com o lançamento de obras que ficam para a posteridade. Com estas comemorações, pretende-se assim homenagear todos os Oleirenses que fazem daquela a sua pátria, por naturalidade ou por escolha.