Celebrou-se no passado dia 27 de Dezembro, em Castelo Branco, a assinatura do protocolo a partir do qual os municípios de Oleiros, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Sertã, e Vila Velha de Ródão passam a integrar o sistema intermunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do norte Alentejano (VALNOR, S.A.). De acordo com os protocolos assinados, infra-estruturas e equipamentos usados nestes seis municípios passam para a gestão da Valnor, num investimento previsto para os próximos dois anos na ordem dos 14 milhões de euros na região.
Para a zona da Beira Baixa, serão adquiridos 500 ecopontos, cem oleões, viaturas de recolha selectiva, uma viatura de transporte e três viaturas de transferência. Na cerimónia, a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, assinalou que “o investimento em infra-estruturas permite a continuação da melhoria da gestão dos resíduos urbanos, numa região onde já se faz um tratamento aceitável”.
Recorde-se que a empresa VALNOR, S.A é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos de vários municípios dos distritos de Portalegre, Santarém e Castelo Branco, numa área de 12 mil quilómetros quadrados e com cerca de 275 mil habitantes.