Foram apresentados no passado dia 19 de dezembro, no Centro Cultural de Ansião, os 17 vencedores do concurso “Parcerias para o Impacto”, promovido pela iniciativa pública Portugal Inovação Social e dirigido especialmente ao território do Pinhal Interior, tendo como foco a inovação e o empreendedorismo social. A sessão contou com a presença dos Secretários de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes, e da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e de entre os 17 projetos exibidos, destacaram-se 3 dos quais o Município de Oleiros é investidor social: CuidAdor; Rádio Miúdos e Causa. Os projetos foram apresentados em formato storytelling e tiveram ainda o testemunho presencial de alguns dos destinatários. De realçar que o projeto CuidAdor é promovido pelo Centro Social S. João do Sobral, situado no concelho de Oleiros.
Recorde-se que o referido concurso foi lançado em janeiro de 2019 como parte do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, tendo em vista o reforço das ações de desenvolvimento do território, criando incentivos à implementação de iniciativas orientadas para a resolução dos seus desafios sociais específicos.
Aos 1,7 milhões de euros de financiamento provenientes do Fundo Social Europeu (através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), juntaram-se 700 mil euros de investimento social mobilizados através de 61 parcerias firmadas com várias entidades públicas e privadas, totalizando 2,4 milhões de euros de investimento que vão contribuir para a revitalização do território.
Os projetos aprovados estão já em fase de execução e distribuem-se pelas áreas da Educação, Emprego, Inclusão Social, Proteção Social e Saúde e por 15 dos 19 municípios do Pinhal Interior: Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares. Dentro dos 15 municípios, 12 investiram montantes próprios, como é o caso do Município de Oleiros, assumindo o papel de investidor social.