Município de Oleiros patrocinador das I Jornadas do Medronho

1350489143Jornadas_do_Medronho

O Município de Oleiros patrocinou e esteve presente nas Jornadas do Medronho que tiveram lugar no passado dia 12 de outubro, na Escola Superior Agrária de Coimbra, numa organização conjunta entre aquela instituição e a Associação Portuguesa de Horticultura, Universidade de Coimbra, Escola Superior Agrária de Castelo Branco, DRAP Centro, CNJ e AESAC.

A iniciativa teve como finalidade: 1) juntar diferentes membros da cadeia de valor do medronheiro, desde produtores a associações, municípios e ao setor de investigação e desenvolvimento; 2) dar a conhecer a situação atual da cultura no país, desde a investigação em curso, passando pelos sistemas de financiamento (incentivos no âmbito do PRODER) até às diferentes aplicações (tais como: aguardente, licores, compotas, cosmética, fruto para consumo em fresco, mel e arranjos florais) e 3) estabelecer pontes para futuros projetos de cooperação e investigação, bem como dinamizar a transferência de tecnologia entre os diferentes parceiros, com o objetivo de produzir melhor, diversificar os produtos e produzir produtos de qualidade.

Contabilizaram-se 164 participações que incluíram produtores, membros das Confrarias do Medronho (Monchiqueiros e de Tábua), técnicos dos municípios da Região Centro (onde Oleiros se fez representar com uma delegação), elementos das associações de produtores florestais e representantes do setor de investigação na área do medronho a nível nacional. Estiveram ainda presentes jornalistas de várias publicações, entre as quais revistas de âmbito técnico e científico.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.