Scroll Top

Município de Oleiros próximo das populações no apoio psicossocial

1587737282Covid_Noticia_Apoio

Linhas de Apoio Extraordinário realizaram até ao momento cerca de 200 atendimentos e 36 entregas

As duas linhas telefónicas de apoio extraordinário (social e psicológico), criadas pelo Município de Oleiros para fazer face ao período atual de emergência decorrente da pandemia Covid-19, realizaram até ao momento cerca de 200 atendimentos. A operação decorre já há 5 semanas (desde o dia 23 de março) e tem envolvido técnicos da área social e Psicologia, numa dinâmica interdisciplinar que tem assegurado um serviço solidário e de proximidade junto de grupos vulneráveis da população.

A linha de apoio social extraordinário (933 570 653) destina-se a grupos vulneráveis (pessoas com idade superior a 65 anos, doentes crónicos, portadores de deficiência, famílias monoparentais e quem se encontre em situação de isolamento, sem suporte familiar e social). Esta pretende auxiliar os habitantes na aquisição e entrega de medicamentos e bens alimentares de 1.ª necessidade. Até ao momento, foram realizados nesta linha 44 atendimentos e efetuadas 36 entregas.

No caso da linha de apoio psicológico de emergência (936 377 521), esta destina-se à população concelhia que necessite de ajuda na gestão do isolamento, ansiedade e angústia decorrentes da conjuntura atual, sendo-lhe prestados primeiros socorros psicológicos. Desde a sua abertura, foram já registados 64 atendimentos diretamente relacionados com a pandemia, prestando informações, realizando psicodidática, estabilização emocional e técnicas de gestão de ansiedade e gestão emocional.

Para além deste serviço, o Gabinete de Psicologia continua a assegurar (por telefone ou videochamada) o apoio habitual aos seus utentes, como é o caso do apoio ao luto, contabilizando 89 atendimentos. As contingências atuais que limitam o acompanhamento presencial dos familiares aos utentes doentes, bem como as limitações impostas nas cerimónias fúnebres, constituem desafios que exigem um acompanhamento mais regular de suporte e aos quais o município não é indiferente.

Recorde-se que as Linhas de Apoio Extraordinário funcionam nos Dias Úteis, das 9H às 12H30 e das 14H às 17H30 (LASE) e das 10H às 12H30 e das 14H às 16H30 (LAPE).

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.