A abertura do ano letivo no Agrupamento de Escolas Padre António Andrade (AEPAA), em Oleiros, segue o calendário nacional, com as aulas a começarem na quinta-feira, dia 14. Antes disso, tal como aconteceu nos anos anteriores, o Município de Oleiros e a direção do AEPAA receberam todo o pessoal docente num dia de convívio que decorreu na segunda-feira, em Álvaro.
Após um almoço com vista para o Rio Zêzere, os professores navegaram a bordo do Floating Álvaro, visitaram o património religioso desta Aldeia de Xisto e conheceram o trabalho de dois dos artesãos ali estabelecidos: José Nunes e as suas peças “Do Xisto à Cortiça”, e a bijuteria do francês Louis Robert.
O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros destacou que a colaboração entre o Município e o AEPAA “permanecerá, tornando-se ainda mais estreita devido à transferência de competências nesta área”. Para Miguel Marques, “a educação é um dos pilares da nossa sociedade e não pode deixar de ser um dos focos mais importantes da nossa política municipal”.
A Câmara Municipal de Oleiros tem em curso vários projetos e medidas de apoio à comunidade escolar. Um dos exemplos é o pagamento integral das propinas para os jovens residentes no concelho de Oleiros que frequentem o Ensino Superior até ao grau de Mestrado, e em parte no grau de Doutoramento. “Entendemos que estas medidas não representam custos, mas sim um investimento nas nossas crianças e nos nossos jovens”, sublinhou o Presidente do Município de Oleiros.
Cada professor recebeu uma lembrança da Autarquia das mãos do Presidente Miguel Marques e do Vice-presidente Paulo Urbano.
O AEPAA tem 55 professores e reúne cerca de 300 alunos, do pré-escolar ao 12º ano. “Este dia de convívio é de extrema importância porque vai ao encontro daquilo que promovemos no agrupamento, pois acreditamos que só juntos conseguimos obter bons resultados. Costumo dizer que sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos chegamos mais longe”, destacou Filipe Domingues, diretor do AEPAA.
O passeio em Álvaro teve a visita de dois militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana da Sertã, conhecida por programa “Escola Segura”.
A iniciativa foi muito apreciada pelos professores, especialmente por aqueles que vêm lecionar em Oleiros pela primeira vez, causando uma excelente impressão. É o caso de Andreia Caseiro, professora do 3º ciclo, que vem de Leiria. “Já me instalei em Oleiros e estou muito satisfeita. Esta receção é algo único, não conheço muitos concelhos a fazerem este tipo de organização”. Uma opinião partilhada por Heloísa Carolo, de Belmonte, professora do 1º ciclo, colocada na localidade do Estreito. “O dia foi fantástico, esta aldeia é apaixonante. Uma ótima forma de começar um novo ano de trabalho, sentimo-nos, efetivamente, bem acolhidos”.