Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Município de Oleiros reforça o combate à “vespa asiática”

VESPA 3 ninho CM Oleiros

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Oleiros (SMPC) procedeu, no último mês, à destruição de meia centena de ninhos de Vespa Velutina, mais conhecida por “vespa asiática”. A remoção dos ninhos é realizada com recursos próprios da Câmara Municipal de Oleiros, envolvendo uma equipa especializada e equipamentos que seguem as orientações técnicas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

“Além do equipamento já adquirido, o Município está a reforçar os meios utilizados nesta operação para sermos mais ágeis e eficazes, num investimento no valor de 1400 euros. Estamos empenhados em responder prontamente aos casos reportados pela população”, assegura o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros. “Desde cedo, apoiamos os apicultores no combate à crescente presença da vespa velutina e aos impactos que esta espécie causa na produção apícola. Fomos dos primeiros concelhos da região a disponibilizar armadilhas. Mas quisemos ir mais longe, uma vez que também se trata de um problema de saúde pública. Tivemos conhecimento de cidadãos picados que tiveram de recorrer aos cuidados hospitalares”, continua Miguel Marques.

Nos últimos dois anos, o Município distribuiu mais de 400 armadilhas para a captura desta espécie. Esta medida revelou-se eficaz. Estas armadilhas continuam a ser disponibilizadas gratuitamente pelo SMPC que solicita a colaboração da população na identificação destes ninhos, através do contacto com o município ou na plataforma online “STOPvespa”, para posterior validação da informação pelos serviços competentes.

Sempre que alguém aviste esta espécie, “solicitamos que entrem em contacto com os serviços municipais para deslocação ao local e posterior análise”, indica Miguel Marques.

É importante salientar que tem havido um aumento no número de casos de ninhos avistados em áreas urbanas e dentro de habitações.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.