Município lança a iniciativa ‘Dez Freguesias, Dez Experiências’

O Município de Oleiros arranca no próximo dia 27 de janeiro, na freguesia de Isna, com a ação “Ateliê da Broa da Isna e da Castanha”, enquadrada na iniciativa “Dez Freguesias, Dez Experiências”.

Esta insere-se no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia, o qual é promovido pela Comunidade Intermunicipal e municípios integrantes, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

“Dez Freguesias, Dez Experiências” decorrerá em articulação com as Juntas de Freguesia e outros eventuais parceiros locais e desenvolve-se ao longo de dois anos, destacando cinco freguesias por ano.

Os ateliês realizam-se sempre no último sábado do mês em que estão programados e pretendem animar o território, atraindo visitantes e turistas.

A iniciativa visa assim a divulgação das artes, ofícios e tradições regionais, recorrendo à participação direta e experimentação por parte dos visitantes, envolvendo voluntariamente a comunidade local e os grupos locais na sua concretização.

O primeiro ateliê é composto por um passeio interpretativo por terras de seculares castanheiros e javalis, onde no início do séc. XX o rei D. Carlos I realizou uma memorável caçada.

Ao longo do percurso, os participantes podem ainda experienciar as várias fases de elaboração da Broa da Isna e no final, assistir a uma recriação histórica de uma caçada real.

A atividade termina com um almoço temático, limitado a 60 pessoas.

A participação em toda a atividade está sujeita a inscrição e os interessados deverão efetuá-la até ao dia 13 de janeiro, na Casa da Cultura, em Oleiros (272 680 230) ou na Junta de Freguesia de Isna.