O Município de Oleiros arranca no próximo dia 27 de janeiro, na freguesia de Isna, com a ação “Ateliê da Broa da Isna e da Castanha”, enquadrada na iniciativa “Dez Freguesias, Dez Experiências”.
Esta insere-se no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia, o qual é promovido pela Comunidade Intermunicipal e municípios integrantes, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.
“Dez Freguesias, Dez Experiências” decorrerá em articulação com as Juntas de Freguesia e outros eventuais parceiros locais e desenvolve-se ao longo de dois anos, destacando cinco freguesias por ano.
Os ateliês realizam-se sempre no último sábado do mês em que estão programados e pretendem animar o território, atraindo visitantes e turistas.
A iniciativa visa assim a divulgação das artes, ofícios e tradições regionais, recorrendo à participação direta e experimentação por parte dos visitantes, envolvendo voluntariamente a comunidade local e os grupos locais na sua concretização.
O primeiro ateliê é composto por um passeio interpretativo por terras de seculares castanheiros e javalis, onde no início do séc. XX o rei D. Carlos I realizou uma memorável caçada.
Ao longo do percurso, os participantes podem ainda experienciar as várias fases de elaboração da Broa da Isna e no final, assistir a uma recriação histórica de uma caçada real.
A atividade termina com um almoço temático, limitado a 60 pessoas.
A participação em toda a atividade está sujeita a inscrição e os interessados deverão efetuá-la até ao dia 13 de janeiro, na Casa da Cultura, em Oleiros (272 680 230) ou na Junta de Freguesia de Isna.