O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano, esteve presente na inauguração do mural de streetart que já pode ser apreciado por todos no Parque de Feiras e Mercados. Na presença do CLDS 4G – Novos Desafios, dos alunos da Universidade Sénior que ajudaram a pintar esta autêntica obra de arte e de Fernando Jorge, o autarca fez questão de sublinhar a “importância” do antigo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros – cargo que desempenhou durante os últimos 10 anos – pela sua “experiência na área da saúde e sensibilidade” na perceção da “problemática do isolamento social e da solidão” que muitos idosos atravessam, que levaram à implementação do projeto CLDS no nosso concelho, precisamente com o objetivo de “mitigar esses problemas”.
“Tínhamos de ir ao encontro das necessidades da população mais idosa do concelho, criando condições para que existissem atividades que promovessem o envelhecimento ativo, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista cognitivo. Com este magnifico mural, juntamos este fator social com a aposta que o executivo tem feito, ao longo dos anos, na cultura, que pretende ser isso mesmo: inclusiva e abrangente”, completou.
Luis Reis, Coordenador do CLDS 4G – Novos Desafios de Oleiros, agradeceu ao centro artístico A Casa ao Lado pelo excelente trabalho ali realizado e refletiu sobre a temática do trabalho: “Este mural foi idealizado com base nas recolhas de histórias, costumes, tradições, artes e ofícios efetuadas ao longo dos cerca de três anos de atividades do CLDS nas 10 freguesias do Concelho junto da população sénior”, concluiu.