Perante uma plateia repleta de público, subiu ao palco no passado sábado (dia 27 de abril), no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, a peça de teatro “Mas que Crises”, a qual consistiu numa palestra que justificou a presença de figuras de relevo da cena política internacional. A peça abordou a temática da Crise em três vertentes: internacional, nacional e local, pelo que como convidados especiais para a sua realização, estiveram em Oleiros os representantes da Troika, do FMI e do Governo Local, os quais puderam ainda degustar alguns dos produtos locais deste concelho.
Esta foi uma iniciativa da Casa da Cultura de Oleiros que fez as delícias dos presentes e que resultou do empenho de um grupo de amigos, utilizadores e funcionários daquela infraestrutura. Assim, a atuação esteve a cargo de Ana Luzia Martins (“Marque do Souto”), Anabela Silva (“Angelix Mercúrio”), Andreia Ferreira (“Maria Brilhantina”), António Alves (“Segurança da Angelix Mercúrio”), Carla Lourenço (“Crista de Lagarta”), José Mendes Alves (“Zé das Póvoas”), Sara Luís (“Irmã Inocência da Purificação”), Sofia Luís (“Xin-Xona”), Telma Veríssimo (“Afrodite de Sousa”) e não esquecendo, do cão Simão (“Einstein”).
Recorde-se que na execução desta peça houve ainda a colaboração da Professora Manuela Marques, responsável por grande parte do seu argumento e encenação, de Sónia Castanheira (cenografia e sonoplastia), de Dinis Lourenço da Silva (luz e som), da Professora Lúcia Andrade (suporte audiovisual) e de Simão Luís (logística). Para além da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros que cedeu o espaço, a iniciativa contou ainda com o apoio da Pirotecnia Oleirense na disponibilização de alguns efeitos pirotécnicos.
No final, o público aplaudiu de pé o empenho e o talento dos intervenientes, os quais demonstraram, uma vez mais, que o Teatro pode ser um veículo importante de cultura e animação, mobilizando a população numa noite de sábado.