Restaurantes voltam a aderir à 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha

Por Município de Oleiros em 29 de Setembro de 2010

Nos fins-de-semana de 30 e 31 de Outubro e de 6 e 7 de Novembro, o Município de Oleiros volta a promover mais uma Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha, com o intuito de valorizar dois bens naturais emblemáticos do território, assim como o seu património gastronómico. Numa iniciativa que vai já na sua 4.ª edição, esta Mostra Gastronómica insere-se no âmbito da Semana do Medronho e da Castanha, que este ano decorre de 30 de Outubro a 7 de Novembro, numa política de valorização dos recursos endógenos.

O aproveitamento do Medronho nas suas variadas utilizações ao nível culinário e da doçaria vem reforçar essa ideia, ao mesmo tempo que estimula a criatividade dos profissionais do sector. Por outro lado, sendo Oleiros a capital deste fruto, faz todo o sentido que o promova em todas as suas múltiplas aplicações. Os frutos vermelhos estão na moda. Para além do agradável efeito na decoração das mais variadas receitas, são bastante conhecidos os benefícios para a saúde destes frutos, já conhecidos como os “super alimentos do séc. XXI”.

A Castanha, por seu lado, foi outrora base da alimentação do povo oleirense. Este fruto sempre abundou por estas paragens. Prova disso mesmo, no brasão de Oleiros, a par da Cruz de Malta e das trutas da ribeira, figuram três ouriços. Rica em gorduras insaturadas, a Castanha retarda o envelhecimento e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Incluir uma pequena dose de castanhas na dieta alimentar, pode diminuir o colesterol.

A exemplo de anteriores edições, a Mostra decorre nos 7 restaurantes aderentes. São eles: “Casa Peixoto”272 682 250, “Maria Pinha”934 321 282, “O Carteiro”272 682 596, “O Ideal” 272 682 350, “Regional” 272 682 309, “Salina”967 258 298 e “Slide”965 720 287, os quais voltam a surpreender com as suas geniais criações.

Quem quiser provar as mais variadas iguarias pode consultar, a partir das próximas semanas, as ementas disponibilizadas pelos estabelecimentos aderentes, as quais vão estar para consulta neste website
ou no Posto de Turismo de Oleiros. Valerá a pena vir a Oleiros degustar tradicionais e inovadoras especialidades.