Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14237685

Visitantes

Notícias

Cardosa com “Pés, Cabeça e Estômago”

Por Município de Oleiros em 27 de Outubro de 2010

Cardosa com “Pés, Cabeça e Estômago”

A Associação Recreativa dos Amigos da Cardosa vai organizar, nos dias 30 e 31 de Outubro, um conjunto de actividades – integradas nas celebrações em honra do padroeiro da freguesia, o apóstolo São Simão (celebrado a 28 de Outubro). Deste modo, está marcado para as 9,30 horas do dia 30 o início de um passeio pedestre temático, de baixo grau de dificuldade, na encosta do Moradal. Este passeio compõe-se duas partes: a primeira explora a flora que rodeia os pequenos socalcos agrícolas e a segunda atravessa manchas florestais e um vale com 14 moinhos de água. O tema principal que norteia o passeio é a botânica. Assim, estará a cargo de Fernanda Delgado (professora, especialista em plantas aromáticas e medicinais) e de Sílvia Ribeiro (engenheira biofísica, especialista em fitosociologia) a sua orientação: tanto no que concerne à exploração da flora autóctone como das explicações, de foro científico, dos exemplares que se encontrarem. Os participantes poderão organizar um herbário. Além de isso, poderão seleccionar exemplares de aromáticas e medicinais para o seu próprio uso. Acresce a este tema, embora em segundo plano, o da indústria rural de moinhos de água – de grande expressão nas décadas de 20 a 70 do século XX. Procurará fazer-se um breve enquadramento da sua importância nas comunidades rurais e, durante a visita a um deles, as explicações incidirão sobre o mobiliário que os compõe e as funções respectivas. O estudo e explicações deste tema serão da responsabilidade de Leonel Azevedo.

Após o passeio, haverá um opíparo almoço para os inscritos. Por volta das 14h, na antiga escola primária, sede da Associação, lança-se o 2º número do Boletim Informativo e Cultural “Cardo”. Durante a tarde, não faltarão formas de animação e recreio entre todos os participantes.
No dia 31 de Outubro, como vem sendo hábito, a Associação Recreativa dos Amigos da Cardosa oferece uma sardinhada, seguida de um magusto, para todas as pessoas que nos honrarem com a sua presença. Duas informações complementares: a inscrição para o passeio pedestre pode fazer-se até meia hora antes do evento, excepto se já houver 40 inscritos. A inscrição deve ser feita para o telf. 272654311, depois das 20h ou para o tlm. 934067622 e custa 15 flores.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt