2011 foi consagrado o Ano Internacional das Florestas

Por Município de Oleiros em 15 de Dezembro de 2010

2011 foi consagrado o Ano Internacional das Florestas

Tendo em conta que o conjunto dos espaços florestais (florestas e matos) ocupa a maior parte do território (59%), é urgente sensibilizar as populações para a importância desta riqueza. Nesse sentido, a Assembleia-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) adoptou a Resolução A/RES/61/93, em 20 de Dezembro, declarando o Ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas. As actividades alusivas a esta efeméride serão coordenadas pela Comissão Nacional da UNESCO, em articulação com uma Comissão Executiva criada para o efeito, da qual o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques faz parte, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Esta Comissão Executiva já começou a reunir e toda a estratégia terá como foco a conservação, o desenvolvimento das florestas e a sensibilização da população para o papel decisivo que estas desempenham no desenvolvimento global sustentável. Recorde-se que o Ano Internacional das Florestas tem como principal objectivo mobilizar a comunidade mundial para assegurar que as florestas sejam geridas de modo sustentável para as gerações actuais e vindouras.