Os quintais nas praças do Pinhal

Por Município de Oleiros em 07 de Fevereiro de 2012

Os quintais nas praças do Pinhal

Tem produtos da sua horta ou pomar que não consome e que acabam por se desperdiçar? A Pinhal Maior, em colaboração com os municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, está a desenvolver um projeto que visa evitar desperdícios e valorizar os produtos locais, designado “Os quintais nas praças do pinhal”. O objetivo é que os pequenos produtores possam vender os seus produtos em mercados periódicos, a realizar nos cinco concelhos, com animação de rua e uma divulgação alargada. As praças serão realizadas mensalmente e cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio.

Através da recolha e oferta organizada de produtos agroalimentares naturais, excedentes das produções familiares ou pequenas produções complementares dos rendimentos principais com outras atividades, pretende-se conseguir 1) Evitar que se percam enormes quantidades de alimentos de grande qualidade e para os quais existe uma procura crescente; 2) Promover os Produtos do Pinhal, através da organização periódica de eventos que atraiam visitantes consumidores aos vários concelhos do Pinhal; 3) Desenvolver progressivamente uma dinâmica empresarial geradora de riqueza e emprego local, ao mesmo tempo que garante um acréscimo de rendimento nos lares do Pinhal; 4) Fomentar uma imagem positiva de todo o território, criando uma marca global de prestígio e passível de retorno turístico.

Os interessados em obter mais informações ou em proceder à sua inscrição devem contatar através do telefone (274 600 130) ou muito brevemente, dirigir-se à junta de freguesia da sua área de residência.