Os quintais nas praças do pinhal

Por Município de Oleiros em 15 de Março de 2012

Os quintais nas praças do pinhal

O município de Oleiros, juntamente com o de Vila de Rei, Mação, Proença-a-Nova e Sertã, em colaboração com o Pinhal Maior, estão a desenvolver um projeto que visa evitar desperdícios e valorizar os produtos locais, através da realização de eventos mensais para venda direta ao público.

A iniciativa, denominada de “Os quintais nas praças do pinhal”, tem como objetivo que os pequenos produtores possam vender os seus produtos em mercados periódicos, com animação de rua e uma divulgação alargada. As praças serão realizadas mensalmente e cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio.

Neste momento, as juntas de freguesia estão a receber inscrições de produtores, que terão de indicar os produtos agroalimentares que oferecem e respetivas características, assim como previsões de quantidade – informações que serão depois confirmadas nas semanas anteriores a cada feira.

Além das juntas de freguesia, toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130). A participação da população é essencial e só com a indicação dos produtos excedentários a vender ao público se poderá avançar com a definição do modelo da iniciativa.