Pinhal Maior promove acréscimo de rendimento para pequenos agricultores do Pinhal

Por Município de Oleiros em 05 de Abril de 2012

A Pinhal Maior está a promover uma iniciativa que tem como objetivo aproveitamento económico e social de excedentes da agricultura familiar e de pequena escala existentes em toda a Zona do Pinhal. A ideia passa por agilizar que os pequenos produtores possam vender os seus produtos através de um escoamento eficaz assegurado pela equipa do projeto ou em mercados periódicos, a realizar nos cinco concelhos, com animação de rua e uma divulgação bastante alargada.

Para o caso da venda em mercados periódicos, estas “praças” serão realizadas mensalmente, em sistema de rotatividade, pelo que cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio socioeconómicos. Para participar nesta iniciativa, existe ainda a possibilidade entregar apenas os produtos num posto de recolha, os quais serão depois escoados pela equipa do projeto.

A partir da organização da recolha e da oferta dos produtos agroalimentares excedentes das produções familiares, assim como de pequenas produções complementares dos rendimentos principais com outras atividades, será possível:
1) Evitar que se percam enormes quantidades de alimentos de grande qualidade e para os quais existe uma procura crescente;
2) Promover os Produtos do Pinhal, através da organização periódica de eventos que atraiam visitantes consumidores aos vários concelhos do Pinhal;
3) Desenvolver progressivamente uma dinâmica empresarial geradora de riqueza e emprego local, ao mesmo tempo que garante um acréscimo de rendimento nos lares do Pinhal e
4) Fomentar uma imagem positiva de todo o território, criando uma marca global de prestígio e passível de retorno turístico.

Nesta primeira fase, os produtores agrícolas deverão dirigir-se à sua junta de freguesia e preencher um inquérito bastante simples, no qual terão de indicar os produtos agroalimentares que oferecem habitualmente e respetivas características, assim como previsões de quantidade – informações que serão depois confirmadas. Deste modo, torna-se possível efetuar uma caracterização bastante abrangente da fileira agrícola do concelho, pelo que é fundamental a participação de todos os intervenientes para garantir o sucesso desta operação.

Caberá depois à organização assegurar as condições logísticas, em respeito pela legislação do sector, assim como a promoção e dinamização destas atividades, contribuindo para a criação de uma marca global única de prestígio e qualidade natural.

Além das juntas de freguesia, toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130). A participação da população é essencial e só com a indicação dos produtos excedentários a vender ao público se poderá avançar com a definição do modelo da iniciativa.

No aproveitar é que está o ganho!