Exposição “Memórias do Ultramar” em Oleiros prolonga prazo de exibição

Por Município de Oleiros em 24 de Julho de 2012

Exposição “Memórias do Ultramar” em Oleiros prolonga prazo de exibição

Na sequência do sucesso verificado, a exposição “Memórias do Ultramar”, promovida pela Junta de Freguesia de Oleiros, vai alargar o seu prazo de exibição até ao dia 15 de agosto. Patente no edifício daquela autarquia, a mostra contém painéis com imagens cedidas por vários ex-combatentes da freguesia de Oleiros, as quais foram devidamente tratadas por Alberto Ladeira, da Foto Disco.

Recorde-se que a cerimónia de abertura teve lugar no passado dia 15 de julho, onde um painel constituído pelo presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques, o presidente da Junta de Freguesia local, Alfredo Martins, o presidente da direção do núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes e o Tenente Coronel Pires Nunes, recordou os tempos da Guerra do Ultramar, no período entre 1961 e 1975. Os presentes deslocaram-se depois ao cemitério de Oleiros, onde foi descerrada uma placa de homenagem “aos naturais do concelho caídos em defesa da pátria”.

Segundo as palavras de José Santos Marques, “esta é uma homenagem que há muito pretendia realizar…a realidade da Guerra do Ultramar moldou a vida de muitas pessoas, numa altura em que a importância de valores como o mérito, a lealdade, a honra, a família e a pátria; deveria servir de exemplo e ser transmitida às gerações mais novas”.