Oleiros pioneiro na implementação da Grande Rota do Zêzere

Por Município de Oleiros em 11 de Dezembro de 2012

Oleiros pioneiro na implementação da Grande Rota do Zêzere

Estão a decorrer no concelho de Oleiros as intervenções referentes à implementação no terreno do projeto intermunicipal “Grande Rota do Zêzere” (GRZ), resultado de uma candidatura da ADXTUR à Maiscentro. Recorde-se que a GRZ consiste num percurso com cerca de 352 Km, ligando a margem do Rio Zêzere desde a nascente até à foz, num total 16 concelhos.

Naquele que é considerado o segundo maior concelho atravessado pela GRZ, entre as freguesias de Cambas e Madeirã, num total de cerca de 53 Km, estão já instalados no terreno alguns elementos respeitantes à sinalética, tais como colocação de balizas e pinturas de marcas em suportes naturais. Neste momento, estão a ser elaborados os conteúdos a inserir nos painéis informativos e leitores de paisagem, assim como outro tipo de estruturas que serão implementadas (tais como estações intermodais de águas calmas e bravas e zonas de descanso).

Estas operações assumem um caráter pioneiro em Oleiros, sendo este o concelho que marca o arranque da operacionalização no terreno de um projeto inovador que se prevê que esteja concluído já no próximo ano. A GRZ traduz-se numa ação de grande relevância na dinamização de todo o território, capaz de criar fluxos turísticos nacionais e internacionais importantes no segmento de turismo de natureza.