“A Descoberta Cristã do Tibete” lançada em Oleiros

Por Município de Oleiros em 25 de Março de 2013

“A Descoberta Cristã do Tibete” lançada em Oleiros

No âmbito das celebrações dos 500 anos do Foral de Oleiros, foi lançado no passado sábado, dia 23, em Oleiros o livro “A Descoberta Cristã do Tibete”, do autor norte-americano Joseph C. Abdo e editado pela Modocromia. A obra é agora publicada em Língua Portuguesa e dá um grande destaque à surpreendente história do padre jesuíta Oleirense António de Andrade, o qual foi até aos Himalaias e daí para o Tibete, local onde fundou uma missão em 1625. O auditório da Casa da Cultura encheu de público e muitos foram aqueles que puderam levar para casa alguns exemplares autografados.

Na sessão, para além do relato do autor sobre o acesso que teve a documentos importantes, tais como os originais das cartas do Padre António de Andrade, intervieram o Cónego Martinho Cardoso Pereira, um grande entusiasta desta causa e que durante anos, na sua crónica semanário regional, abordou o feito deste ilustre missionário Oleirense e o presidente da Câmara municipal de Oleiros, Comendador José Santos Marques. Segundo o próprio, “é importante evocar os feitos dos nossos antepassados como a herança de um património genético que nos distingue, nos eleva e nos honra”. O autarca enalteceu ainda as “evidentes características de determinação, diplomacia e retórica deste Oleirense, bastante necessárias numa época de grandes dificuldades e desafios que urge ultrapassar”.