500 anos do Foral de Oleiros assinalados em Feira Quinhentista

Por Município de Oleiros em 12 de Abril de 2013

500 anos do Foral de Oleiros assinalados em Feira Quinhentista

No ano de 2013 assinalam-se os 500 anos de atribuição do Foral Manuelino a Oleiros. Para assinalar e perpetuar a data, desde 2011 que a Câmara Municipal tem preparado um variado leque de atividades. Uma delas é a Feira Quinhentista, um evento que se realiza pela segunda vez, em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e a Companhia de Teatro Viv´Arte e cuja primeira edição se revelou um desafio ganho, devido ao envolvimento de toda a comunidade escolar e local. Esta Feira integra um vasto programa de acontecimentos que decorrerão ao longo do ano, dos quais se destaca o lançamento de um livro sobre o Foral Manuelino de Oleiros, da autoria do doutor Leonel Azevedo, entre muitas atividades.

A Feira Quinhentista está agendada para os dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, em Oleiros e consiste num evento diferenciador que pretende retratar o séc. XVI, a chamada “era quinhentista”, marcada por diversos acontecimentos de incontornável importância, como a chegada a Portugal do Renascimento, os Descobrimentos, ou a nível local, o nascimento do Padre António de Andrade, ilustre Oleirense descobridor do Tibete.