Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14154297

Visitantes

Notícias

Colóquio sobre Foral Manuelino de Oleiros no próximo sábado

Por Município de Oleiros em 28 de Maio de 2013

Colóquio sobre Foral Manuelino de Oleiros no próximo sábado

No âmbito da realização da Feira Quinhentista em Oleiros, a qual decorre de 31 de maio a 2 de junho no Centro Histórico daquela vila e se insere nas celebrações dos 500 anos da atribuição do seu Foral Manuelino, está agendado para sábado (dia 1 de junho) um colóquio que irá abordar algumas questões relacionadas com aquele documento régio. O acontecimento está marcado para as 16H, após a passagem do cortejo pelas ruas do burgo (o qual terá início pelas 15 horas de sábado) no Auditório da Casa da Cultura de Oleiros, sito na Praça da República.

Recorde-se que a Carta de Foral ou simplesmente Foral, consiste num documento real utilizado em Portugal que visava estabelecer um concelho e regular a sua administração, limites e privilégios. Os forais manuelinos, também chamados de “Forais Novos”, foram atribuídos no reinado de D. Manuel I, maioritariamente no séc. XVI, a chamada era quinhentista, com o objetivo de sistematizar a governação local ao nível administrativo. Estes são também conhecidos como de “leitura nova”, uma vez que neles é instituído um novo tipo de letra caligráfica (o gótico librário), mais inteligível.

Para além do colóquio sobre o Foral Manuelino de Oleiros, o programa da Feira compreende diversas atividades. Com início marcado para as 20H de sexta-feira (dia 31 de maio), os festejos prolongam-se por 3 dias com um banquete ao ar livre, arraial, danças à desgarrada, espetáculo de malabares de fogo e Danças Mouras. Durante as celebrações, não faltarão comeres e beberes nas tabernas e casas de pasto.

Nos dias de sábado e domingo a feira abre às 14H00, havendo nos dois dias a realização de um cortejo régio, pelas ruas do burgo (15H). A animação no terreiro será outra constante com Danças Renascentistas, jogos tradicionais infantis, torneios de armas apeados e a cavalo, danças e folias com saltimbancos e muitas recriações históricas como a leitura e teatralização da Carta de Foral, no domingo, após o cortejo régio.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt