Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

15283700

Visitantes

Notícias

Colóquio sobre Foral Manuelino de Oleiros

Por Município de Oleiros em 07 de Junho de 2013

Colóquio sobre Foral Manuelino de Oleiros

No ano em que se celebra a passagem dos 500 anos da outorga do Foral Manuelino de Oleiros, o município local, juntamente com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e a Companhia de Teatro Viv´Arte, possibilitaram a recriação histórica daquela época através da realização de uma Feira Quinhentista. Assim, durante três dias, o Centro Histórico da Vila foi palco de uma viagem no tempo, a qual fez as delícias das gentes locais, visitantes e turistas. De entre um vasto programa planeado para o fim-de-semana de 31 de maio a 2 de junho, realizou-se no passado dia 1 de junho, no Auditório da Casa da Cultura, um colóquio que abordou a temática do Foral Manuelino de Oleiros e o qual se inseriu no âmbito da realização daquela feira temática.

O orador, o doutor Leonel Azevedo, natural daquele concelho, abordou alguns dos aspetos que integram a sua investigação académica sobre este assunto e os quais irão constar no livro que está a ser executado pelo próprio e cuja apresentação terá lugar na Vila de Oleiros, no dia 12 de agosto, por ocasião da celebração do Dia do Concelho.

Recorde-se que para assinalar e perpetuar a efeméride, o município de Oleiros desde 2011 que tem preparado um vasto leque de atividades, como foi o caso da primeira edição da Feira Quinhentista, também ela um enorme êxito. A exemplo da edição anterior, a programação foi pensada ao pormenor e com uma enorme preocupação histórica. A convocatória dos homens bons do concelho para a redação do Foral, o cortejo régio pelas ruas do burgo ou a teatralização da leitura da Carta de Foral, foram apenas alguns exemplos da recriação histórica apresentada.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2020 - Desenvolvido por citricweb.pt