Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14252956

Visitantes

Notícias

Trilho dos Apalaches em Oleiros é já uma realidade

Por Município de Oleiros em 20 de Agosto de 2013

Trilho dos Apalaches em Oleiros é já uma realidade

O International Applachian Trail (IAT) - uma marca já associada ao mais famoso percurso pedestre do mundo, já está a promover o trabalho que se está a desenvolver na Serra do Moradal. Brevemente, o concelho irá receber a visita de um representante americano do IAT, o qual estará no território durante uns dias para analisar o trabalho que está a ser desenvolvido.


Veja link abaixo no site oficial IAT:

http://www.iat-sia.org/index.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=112&cntnt01returnid=15

Recode-se que a Grande Rota do Moradal – Pangeia se traduz num projeto que visa a valorização e internacionalização do património natural e arqueológico do concelho, através da sua integração no Trilho Internacional dos Apalaches. O trilho português está a ser implementado em Oleiros – nas freguesias de Estreito, Sarnadas de S. Simão, Orvalho e Vilar Barroco - e recebe o nome Rota do Moradal – Pangeia em alusão à emblemática montanha quartzítica daquele concelho, muito valiosa em geo e biodiversidade, assim como ao continente que existiu até há 200 milhões de anos e que reunia todos os continentes que existem atualmente.

Com a introdução do mais famoso percurso pedestre do mundo em Portugal, mais precisamente em Oleiros, permite-se não só essa ligação transcontinental, numa aproximação ao mercado americano, como também se potencia a diversificação da oferta turística desta região do Geopark Naturtejo, sob os auspícios da UNESCO, apostando no turismo de natureza e no touring cultural e paisagístico.

Dando diversidade à oferta de experiências ao longo do percurso e pretendendo alargar o leque de potenciais utilizadores, para além da existência de uma via de BTT, da valorização de miradouros existentes e da recuperação de trilhos antigos, o projeto contempla ainda uma escola de escalada e umaVia Ferrata com 150 ma primeira a ser implementada em Portugal.

Inserindo-se na estratégia de organização e valorização dos pontos de interesse do concelho e no âmbito do projeto agregador - Rota das Montanhas de Oleiros -; a Grande Rota do Moradal – Pangeia, com cerca de 38 Km, será um eixo turístico de características polivalentes para dar resposta aos diferentes públicos e ampliar o interesse de qualquer visitante em conhecer a região.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt